Está a aumentar a gripe no país e na região e, como tal, aumenta também a procura dos serviços de saúde. Face a esta situação a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) ativou o primeiro nível do seu Plano de Contingência de Inverno. Esta é uma medida preventiva, destinada a reforçar a capacidade de resposta assistencial à população, que levou à abertura de 16 camas adicionais de internamento em enfermaria, permitindo responder ao aumento da procura dos utentes sem a necessidade de suspender qualquer atividade cirúrgica ou atividade programada não urgente, que se mantém integralmente em funcionamento.
De acordo com a estrutura sub-regional de saúde, os três hospitais do Médio Tejo começaram a registar uma maior pressão assistencial nas últimas duas semanas, refletindo o aumento das infeções respiratórias sazonais.
Segundo os dados da ULS, desde o início do mês, registou-se uma média diária de 443 atendimentos nas cinco urgências hospitalares do Médio Tejo, ou seja, as urgências de Abrantes, Tomar e Torres Novas e ainda a urgência pediátrica e a urgência de ginecologia-obstetrícia. Ainda de acordo com a estrutura de saúde, o dia 9 de dezembro foi o dia de maior afluência, com 520 atendimentos registados. Esta segunda-feira, dia 15 de dezembro, as urgências hospitalares realizaram 507 atendimentos em 24 horas, mais 95 do que na passada sexta-feira, equivalente a um aumento da procura de 23%.
Este aumento da atividade gripal teve igualmente impacto na Unidade de Cuidados Intensivos, onde se verificou um aumento do número de doentes internados com Gripe A, passando de uma para cinco camas ocupadas.
A vigilância laboratorial da circulação viral tem sido assegurada pelo serviço de Patologia Clínica da ULS Médio Tejo, com a realização de uma média de 31 testes diários à gripe e à SARS-CoV-2 nas últimas duas semanas, tendo o pico de testagem ocorrido a 9 de dezembro, com 59 testes realizados. Os resultados evidenciam que a infeção respiratória atualmente predominante no Médio Tejo é a Gripe A, registando-se, neste período, apenas um caso positivo de SARS-CoV-2. A taxa média de positividade à Influenza A situou-se nos 14%, com o valor mais elevado registado a 14 de dezembro, quando 22,2% dos testes realizados foram positivos para gripe A.
Ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, as unidades do Médio Tejo mantiveram uma resposta robusta, com uma média diária de 283 consultas desde o início do mês, incluindo os atendimentos complementares realizados ao fim de semana. O dia 9 de dezembro voltou a destacar-se como o de maior atividade, com 612 atendimentos registados, evidenciando o papel central dos cuidados de proximidade na resposta às situações clínicas menos graves.
Em matéria de prevenção e controlo da infeção em ambiente hospitalar e dos cuidados de saúde primários, a ULS Médio Tejo implementou esta semana um conjunto de medidas previstas no seu plano de contingência – módulo de Inverno, nomeadamente o uso de máscara cirúrgica para profissionais e utentes com sintomas respiratórios em unidades de saúde.
Os conselhos na época de Natal
Em contagem decrescente para as festividades de Natal, a ULS Médio Tejo reforça a importância da vacinação na prevenção da doença grave pelo vírus Influenza, fazendo um apelo especial à vacinação das crianças da primeira infância, dos doentes crónicos, dos idosos e de outros grupos de risco, recomendando-se que se desloquem ao seu centro de saúde ou a uma farmácia comunitária para realizar a vacinação.
A ULS Médio Tejo apela a uma utilização responsável dos serviços de saúde, recomendando o contacto prévio com a Linha SNS 24 – 808 242 424 – para orientação ou encaminhamento para a unidade mais adequada. Sempre que possível, devem ser privilegiados os atendimentos de recurso e as consultas de agudos nos Cuidados de Saúde Primários, que garantem uma resposta de proximidade, tempos de espera mais curtos e menor risco de infeções.
A atividade epidemiológica está a ser acompanhada diariamente pela ULS Médio Tejo, com avaliação permanente da resposta assistencial e ajustamento dos recursos sempre que necessário, garantindo uma resposta segura e adequada à população do Médio Tejo.