Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Linha Beira Baixa: IP avança com passagem inferior na EN 118 em Coalhos

9/01/2026 às 19:16

Está consignada a empreitada de construção de uma nova Passagem Inferior Rodoviária (PIR), que ficará localizada ao km 2,528 da Linha da Beira Baixa (LBB). Trata-se da passagem de nível na Estrada Nacional 118, entre Rossio ao Sul do Tejo e Coalhos.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, a construção desta nova solução de atravessamento da via-férrea, mais segura, cómoda e eficiente, permitirá a supressão da Passagem de Nível existente no local, ao km 2,488.

Trata-se de uma obra que envolve um investimento de 2,2 Milhões de Euros. É uma intervenção que se insere na estratégia da Infraestruturas de Portugal de reforço contínuo da segurança no atravessamento pedonal e rodoviário das infraestruturas ferroviárias. De acordo com a IP a empreitada terá uma duração de 270 dias, prevendo-se a sua conclusão para o início do quarto trimestre de 2026, ou seja, para o mês de outubro.

De referir que a declaração de utilidade pública dos terrenos a expropriar para esta obra foi publicada em Diário da República a 23 de novembro de 2023. Foram expropriados 6901 metros quadrados a quatro proprietários particulares, 739 ao Centro Social Interparoquial de Rossio ao Sul do Tejo e 839 metros quadrados pertencentes ao Estado, à Direção do Tesouro e Finanças.

De notar que a obra não deverá ter grandes congestionamentos na atual passagem de nível, uma vez que a via inferior será construída ao lado da atual estrada, como se pode ver no desenho do projeto que aqui publicamos.

A IP indica que a construção da nova PIR constituirá uma alternativa de atravessamento mais eficaz para a população no acesso aos terrenos e habitações existentes de ambos os lados do canal ferroviário, oferecendo condições adequadas de acessibilidade e segurança para todos os utilizadores, incluindo pessoas com mobilidade condicionada, uma vez que estará equipada com elevadores.

A Infraestruturas de Portugal assume que está comprometida com os objetivos definidos em termos de redução de sinistralidade em Passagens de Nível - cruzamento de vias públicas ou privadas com linhas, ou ramais ferroviários - a Infraestruturas de Portugal está a executar um plano de ação focado em quatro dimensões: Supressão; Automatização; Sensibilização; Fiscalização.

Relativamente a esta componente de investimento a IP prevê investir um montante que ascende a cerca de 300 milhões de euros até 2030.”

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2026
Jornal de Abrantes - janeiro 2026