Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Amortecedores: quando mudar e quanto custa

15/04/2023 às 12:16

Os amortecedores tratam-se da parte integrante da suspensão de um veículo.

Assim, acabam por ser uma parte fundamental da capacidade de um veículo operar com suavidade e com segurança, tendo como principal função, absorver os choques e solavancos que surgem ao andar em qualquer superfície que não seja perfeitamente lisa.

No entanto, esses componentes desgastam-se com o tempo e podem sofrer danos. É por isso que a sua manutenção deve fazer parte da rotina regular de manutenção do veículo.

Outra questão importante são os suportes que é um tipo de amortecedor comum usado em muitos dos atuais veículos de suspensão independente, tração dianteira e alguns veículos com tração traseira.

Um suporte é uma parte estrutural importante de uma suspensão. Ele substitui o braço de controlo superior e a junta esférica superior usada nas suspensões convencionais. Devido ao seu design, um suporte é mais leve e ocupa menos espaço do que os amortecedores dos sistemas de suspensão convencionais.

Quando deve mudar os amortecedores

De facto, sem que estes estejam funcionais, os pneus podem perder o contato com a estrada, reduzindo a sua capacidade de controlar o veículo.

Vejamos então alguns dos sintomas destas peças com desgaste que possam exigir a sua mudança:

  • Vibração do volante

Se o volante vibrar levemente ao conduzir em estradas esburacadas, pode não haver motivo para preocupação. No entanto, um volante que vibra excessivamente quando a condução é efetuada com um solavanco qualquer, isso pode ser um sintoma de amortecedores com defeito. Da mesma forma, um volante que vibre constantemente, mesmo quando está a conduzir em estradas planas e lisas, pode significar problemas com os mesmos.

  • Maior distância de paragem

Considere que o peso do veículo se desloca para frente com uma pressão para baixo nas rodas dianteiras quando aplica os travões. Os amortecedores dianteiros ajudam a manter a dianteira e mantém um pouco desse peso mais para trás no veículo. Quando ficam com desgaste, é trazido o maior peso para a dianteira e isso significa que os travões dianteiros têm um trabalho muito maior. Qualquer que seja a causa de uma resposta de travagem mais lenta e uma distância de paragem mais longa, deve ser investigada imediatamente, prevendo-se a necessidade de mudar os amortecedores.

  • Desgaste irregular dos pneus

Existem várias causas potenciais de desgaste irregular dos pneus, sendo uma das mais comuns os problemas de alinhamento. No entanto, o desgaste irregular dos pneus que pode notar nos amortecedores desgastados pode parecer diferente. Em vez de desgastar uma parte do pneu, o desgaste significa que existem certos pontos do pneu com desgaste excessivo. Um amortecedor danificado fará com que o pneu salte, atingindo a estrada em diferentes pontos. Este movimento saltitante pode causar o tipo de manchas irregulares.

  • Saltos e desvios excessivos

O salto que pode fazer com que os pneus desenvolvam desgaste irregular não afetará apenas os pneus em si: também deve sentir o efeito. Se passar por cima de um solavanco e o seu veículo continuar a saltar, pode dever-se aos amortecedores com desgaste. Outros movimentos também são suspeitos. Além disso, eles podem fazer com que o veículo desloque o seu peso na direção oposta de uma curva, fazendo-o desviar.

Deve mudar os amortecedores dianteiros e traseiros ao mesmo tempo?

Não há nada que o obrigue a mudar os amortecedores dianteiros e traseiros ao mesmo tempo. Normalmente, as pessoas fazem isso porque todos se desgastam na mesma proporção. Precisará mudar estes ou os suportes em pares - o eixo dianteiro e o eixo traseiro precisam ser substituídos ao mesmo tempo.

Quantos km duram os amortecedores

Se vive na cidade e conduz com cuidado o tempo todo em estradas de alcatrão bem conservadas e perfeitamente lisas, estas peças podem durar até 10 anos.

Estas peças do veículo, ao contrário de outras, não possuem data de validade definida ou quilometragem definida. Dependendo em que condições conduz, eles podem durar muito além do padrão de 80.500 Km.

Em vez de usar o tempo ou a quilometragem para decidir quando os mudar, use-os como guias para quando inspecionar toda a suspensão quanto a desgaste de peças, danos e fugas (até porque estas peças contêm fluido).

Quanto custa mudar os amortecedores e os suportes superiores da suspensão do amortecedor

Existem efetivamente muitas marcas, a vários preços, mas não deixe de ver os amortecedores Bilstein.

Para a compra de amortecedores para carros, dependendo do veículo, do fabricante e das especificações.

No que diz respeito aos cabeçotes dos amortecedores e rolamentos, dependendo do veículo, do fabricante e das especificações.

Fonte de informação:

Quando mudar os amortecedores de auto-doc.pt

Sobre os componentes do sistema de suspensão de balconistasa.com

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB