A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém - Câmara de Comércio e Indústria iniciou esta semana, na terça-feira (20 de janeiro), no âmbito do projeto financiado Competitive Sustainability, o Roadshow Ribatejo Invest 2030. O pontapé de saída aconteceu em Abrantes, numa sessão realizada no Tagusvalley em que estiveram presentes mais de 60 participantes. A iniciativa vai percorrer os 22 concelhos das sub-regiões do Médio Tejo e Lezíria do Tejo.
O objetivo é a apresentação dos programas de apoio às empresas destas sub-regiões, promovendo o investimento, a inovação e o reforço da competitividade empresarial.
A sessão de abertura contou com as intervenções de Rui Serrano, presidente da Direção da NERSANT, e de Manuel Jorge Valamatos, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da Câmara Municipal de Abrantes. Ambos sublinharam a importância da proximidade às empresas e do trabalho em parceria entre os diversos agentes regionais.
Na sua intervenção, Rui Serrano destacou a missão da NERSANT enquanto associação empresarial e câmara de comércio e indústria da região de Santarém, centrada no apoio ao investimento, à inovação e à competitividade das empresas. O responsável reforçou que o Roadshow Ribatejo Invest 2030 nasce precisamente com esse propósito, aproximando as entidades de apoio do tecido empresarial, promovendo o esclarecimento e a ação concreta no território.
O presidente da Direção da NERSANT sublinhou ainda que esta iniciativa pretende ir além de sessões meramente informativas, assumindo-se como “um verdadeiro instrumento de ligação entre empresas, autarquias, entidades públicas e o sistema financeiro, fomentando uma cooperação efetiva, em rede, capaz de impulsionar a competitividade do Ribatejo”. Segundo Rui Serrano, este roadshow assinala também “um novo ciclo da NERSANT, marcado pela proximidade às empresas e por uma atuação mais ativa no terreno”.
Rui Serrano, presidente direção NERSANT

A componente técnica da sessão esteve a cargo da NERSANT e da CIMT, com intervenções de Pedro Félix e Sónia Santos, que apresentaram os principais incentivos disponíveis nas áreas do investimento produtivo, digitalização, internacionalização e sustentabilidade. Em cada aviso foram explicados os respetivos objetivos, área geográfica elegível, investimentos abrangidos, taxas de apoio e despesas elegíveis.
Durante a sessão foi igualmente apresentada a Garantia Mútua, através das suas linhas de financiamento em vigor, bem como o CR Inove, promovido pela CCDR Centro, um projeto de transferência de conhecimento entre a academia e as empresas, que atua como catalisador da inovação na região Centro, envolvendo diversos agentes regionais, entre os quais a NERSANT e a CIMT.
A NERSANT apresentou ainda os seus programas de formação financiados, nomeadamente o Líder+Digital, um programa de capacitação digital dirigido a lideranças empresariais que visa a elaboração de um plano de ação de transformação digital em cada empresa participante, sem qualquer custo de participação, bem como o Emprego+Digital e a Formação Modular Certificada, com diversas unidades de formação de curta duração (UFCD) disponíveis quer para empregados, quer para desempregados, igualmente sem qualquer custo de participação.
O presidente da CIMT, Manuel Jorge Valamatos, reforçou a importância do trabalho em parceria e em rede entre as entidades do território, sublinhando que o desenvolvimento regional só é possível através de uma atuação articulada e próxima das empresas. Segundo o responsável, “os apoios existem, estão disponíveis, e o nosso desafio coletivo é saber trabalhar em conjunto e fazer chegar a informação certa às empresas”, acrescentando que o papel das autarquias, das comunidades intermunicipais e das associações empresariais é determinante para garantir que estes instrumentos são efetivamente utilizados em prol do crescimento económico, da competitividade e da coesão do território.
Na sessão de abertura o presidente da CIMT, Manuel Jorge Valamatos, trouxe uma novidade para os empresários do Médio Tejo, especificamente. Ao abrigo do Fundo de Transição Justa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro prepara-se para abrir um aviso de apoio a pequenas e médias empresas. Trata-se de um envelope financeiro de 5 milhões de euros. A própria CIMT vai fazer uma ação de divulgação do mesmo junto dos empresários da sub-região.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CIMT e CMA
Com o arranque do Roadshow Ribatejo Invest 2030 em Abrantes, a NERSANT reforça o seu compromisso com o desenvolvimento económico regional, promovendo uma abordagem integrada e de proximidade que coloca as empresas no centro das estratégias de crescimento, inovação e sustentabilidade do Ribatejo.
Ao longo das próximas semanas e meses, o roadshow irá percorrer todo o Médio Tejo e a Lezíria do Tejo, apresentando oportunidades nas áreas da modernização tecnológica, transição digital, sustentabilidade, qualificação dos recursos humanos, internacionalização e acesso a financiamento. A próxima ação do Roadshow Ribatejo Invest 2030 vai acontecer na Chamusca, no dia 26 de janeiro, às 16:00, com a sessão a repetir-se em Mação no dia 28, à mesma hora.
As empresas interessadas em participar podem inscrever-se gratuitamente no portal da NERSANT, em https://nersant.pt/age