A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), através da sua Unidade de Saúde Pública (USP), baixou o “Alerta de Saúde Pública” de vermelho para amarelo. Trata-se de uma decisão tomada âmbito do Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo verão 2025.
Este nível de alerta é adotado na sequência da previsão de temperaturas máximas que podem ultrapassar os 35 °C nos próximos dias na sub-região do Médio Tejo.
Apesar de diminuir o alerta para o nível mais baixo, a saúde pública do Médio Tejo aconselha a população é aconselhada a adotar medidas preventivas para minimizar os efeitos nocivos do calor na saúde, com especial atenção para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças pequenas, idosos, pessoas com doenças crónicas, trabalhadores ao ar livre, praticantes de atividade física e pessoas em situação de isolamento ou vulnerabilidade social.
Recorde-se que a 29 de julho foi ativado o alerta vermelho na sub-região pela previsão de se verificarem temperaturas acima dos 38 °C nesta região e com temperaturas mínimas acima de 20 °C. O plano tem três níveis de alerta: amarelo, laranja e vermelho.
A população pode obter mais informações no site da Direção-Geral da Saúde (DGS) ou em caso de dúvidas ou sintomas associados ao calor, como fraqueza, suores intensos, náuseas ou desmaios, deve ser procurada assistência médica imediata, através do contacto com a linha SNS24 através do número 808 24 24 24.