A Polícia Judiciária deteve um homem de 43 anos, suspeito de ser o autor de quatro incêndios florestais ocorridos entre abril e julho deste ano, na zona de Vale das Mós, no concelho de Abrantes.
A detenção foi efetuada na terça-feira pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária, com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural do Centro/Litoral (GTRIER-Centro/Litoral).
Segundo a PJ, o suspeito terá provocado os incêndios através de chama direta, utilizando um isqueiro, numa área próxima do local onde reside.
As quatro ocorrências atingiram uma extensa mancha florestal, composta por pinheiro-bravo, sobreiros, oliveiras, eucaliptos e mato. No total, ardeu uma área próxima dos 60.698 metros quadrados, cerca de seis hectares.
A rápida intervenção dos meios de combate terá evitado que os incêndios atingissem proporções mais graves.
A investigação não está, contudo, encerrada. A Polícia Judiciária suspeita que o homem agora detido possa estar relacionado com outros incêndios florestais registados naquela zona de Abrantes em anos anteriores.
As suspeitas baseiam-se, segundo a PJ, na existência de um padrão espaço-temporal e de um modus operandi semelhante.
O detido será agora presente à autoridade judiciária competente, que irá determinar as medidas de coação a aplicar.