Rui André, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, disse à Antena Livre que vai “desvincular” a sua candidatura às Autárquicas de 2017 do PSD de Abrantes.
O autarca reagiu às declarações proferidas, a semana passada, por Rui Santos, presidente da concelhia do PSD, que avançou que “na freguesia de Rio de Moinhos, Rui André será recandidato. Foi das primeiras pessoas a ser convidada pois, como é lógico, é já um presidente de Junta eleito pelo PSD”. Situação idêntica ocorre na União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto onde “Álvaro Paulino será o candidato do PSD”, disse Rui Santos à Antena Livre.
Rui André confirmou que é “candidato à Junta de Freguesia de Rio de Moinhos”, mas “a forma e a altura como foi anunciado o meu nome, não foi ajustada. Não era para ser nesta altura, mas sim mais à frente, sendo que há todo um trabalho que é preciso fazer e dinamizar junto das pessoas. Lançar no ar uma candidatura sem preparar uma lista, um projeto, é sinónimo de não perceber e não entender como é que funciona a política”, vincou o autarca riomoinhense.
“Decidi, falando com algumas pessoas, avançar com uma lista independente, sem ser apoiada pelo PSD, às próximas Autárquicas (…) Há um desvincular total, porque quem está na máquina do partido, que quer comandar o barco, tem de saber falar com as pessoas. Assisto pela primeira vez ao anúncio da minha candidatura, antes de sequer ter formalizado e concluído todo o processo”, reforçou Rui André.
O autarca fez referência à experiencia de 16 anos que tem na política local e disse que, hoje em dia, uma candidatura independente é “uma mais-valia sobre a forma como podemos atuar, falar e interpretar as coisas”.
“Desde 2001, que ando neste barco, muitos entraram e saíram do PSD e tenho continuado com o grupo de Rio de Moinhos. Hoje, sentimos que fomos despejados para fora do barco, com esta forma de fazer e de obrigar as pessoas a quererem determinados objetivos”, fez notar.
Rui André manifestou vontade de continuar a liderar a freguesia de Rio de Moinhos sendo esta “uma freguesia especial, com pessoas especiais, onde nem tudo está feito e onde é preciso saber chamar mais jovens a intervir na política local”.
“Venho aqui desmentir, categoricamente, que sou candidato pelo PSD”
Já Álvaro Paulino, presidente da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, também tomou conhecimento, pela Antena Livre, de que a sua candidatura estava confirmada. “Não confirmo, de todo. Não sou candidato por nenhuma força política nem por nenhum grupo de cidadãos às Eleições Autárquicas de 2017”, avançou o autarca. “Enquanto presidente de Junta estou empenhado em cumprir o meu mandato, que ainda falta cerca de um ano. Enquanto cidadão não sou candidato à Junta”, afirmou.
Quanto ao anúncio da sua candidatura por parte do presidente da Comissão Política do PSD de Abrantes, Rui Santos, Álvaro Paulino referiu ter ficado “perplexo”.
Álvaro Paulino reconheceu “já ter havido conversas com o presidente da Comissão Política do PSD, de facto. Fui convidado para integrar as listas do PSD à freguesia de Aldeia do Mato e Souto mas, na altura, disse ao Rui Santos que não daria uma resposta antes do final do corrente ano. Portanto, só deveríamos voltar a falar desse assunto, a partir de 2017. Mas como a notícia foi publicada, venho aqui desmentir, categoricamente, que sou candidato pelo PSD”.
No entanto, apesar do anúncio de uma recandidatura ter sido antecipado por Rui Santos, ao contrário de Rui André, Álvaro Paulino não fecha totalmente as portas: “não, não fecho”, assume.
“Neste momento, não sou candidato por ninguém, como já referi. A partir de janeiro de 2017, ponderarei. Estou empenhado em cumprir o mandato e estou focado nele. Quanto às Eleições Autárquicas, neste momento não é uma preocupação minha, sou completamente livre e não tenho compromissos com ninguém”, explica Álvaro Paulino.
Álvaro Paulino
Recorde-se que Rui Santos remeteu para o início de janeiro de 2017 “a divulgação do cabeça de lista à Assembleia Municipal e, provavelmente, de todos os candidatos às freguesias do concelho”. Um dos objetivos do PSD/Abrantes para estas Autárquicas 2017 “é apresentar listas em todas as freguesias e serão listas do PSD, não há coligações”.
Notícia relacionada:
http://www.antenalivre.pt/noticias/psd-divulga-candidatos-as-autarquicas-2017