Antena Livre
Deseja receber notificações?

Igreja: D. Pedro Fernandes é o novo Bispo de Portalegre e Castelo Branco (c/vídeo)

7/10/2025 às 12:37
Foto: Agência Eclésia

O Papa Leão XIV nomeou hoje, 7 de outubro, D. Pedro Fernandes, religioso Espiritano, como bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

D. Pedro Fernandes sucede a D. Antonino Dias que estava neste cargo desde setembro de 2008 e que renunciou por chegar ao limite de idade.

O novo bispo, de 56 anos de idade, era até agora presidente do Conselho de Administração da Associação de Apoio Social ‘Anima Una’ (Braga).

Como a ordenação episcopal acontece a 16 de novembro, D. Antonino Dias foi nomeado Administrador Apostólico desta Diocese até à tomada de posse canónica do novo bispo.

O novo Bispo já deixou uma mensagem destinada à Diocese com uma saudação a toda a Diocese de Portalegre e Castelo Branco, desde a comunidade cristã, a todas as restantes entidades desta região, até às outras confissões.

Assume-se como estando “mais próximo dos doentes, idosos, excluídos, solitários, reclusos, vítimas de violência”, não esquecendo os mais pobres e migrantes.

Ao receber do Papa Leão XIV revelou ter aceitado o desafio com misto de sentimentos “tremor e estupefação”.

Disse ainda não conhece a Diocese como a esta mão conhece o novo Bispo, mas promete um caminho lado a lado.

Depois, na mesma mensagem, fala da sua experiência neste seu caminho onde espalha a palavra de Deus, com um agradecimento aos “irmãos Espiritanos”.

D. Pedro Fernandes 

Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes nasceu a 22 de junho de 1969 em Lisboa, frequentou o primeiro ano de Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e em 1988, ingressou na comunidade de estudantes Espiritanos do Restelo, em Lisboa, onde prosseguiu os seus estudos enquanto desenvolvia trabalho pastoral.

Ainda de acordo com a nota curricular do novo Bispo, em 1991 ingressou no noviciado Espiritano em Silva, Barcelos, e fez os primeiros votos a 8 de setembro de 1992, regressando a Lisboa em 1993 para o quinto ano de teologia, concluindo com uma tese sobre o diálogo católico-anglicano.

De 1993 a 1995 foi membro da Comunidade Espiritana de Clamart (França), obtendo uma licenciatura em Teologia Moral no Institut Catholique de Paris; em 8 de setembro de 1995 fez os votos perpétuos e, de 1995 a outubro de 1996, realizou o seu estágio missionário na Guiné-Bissau como diácono.

Foi ordenado sacerdote em Lisboa a 21 de julho de 1996 e integrou, nesse ano, o primeiro grupo de Espiritanos enviados para a missão em Moçambique, onde permaneceu até 2009; em Roma, obteve um diploma no Centro Interdisciplinar para a Formação de Formadores para o Sacerdócio, na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma (2009-2010).

De regresso a Portugal, de 2010 a 2018 foi superior da comunidade Espiritana do Porto, tendo sido conselheiro provincial e assistente da Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo, acompanhando grupos pertencentes aos Jovens sem Fronteiras, movimento ligado aos Espiritanos.

Entre 2018 e 2024 foi superior da Província Portuguesa dos Espiritanos e Vice-Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

A agência Eclesia dá conta que a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) se congratula com a nomeação do padre Pedro Fernandes, desejando que “que exerça um fecundo ministério pastoral junto do Povo de Deus que está em Portalegre-Castelo Branco, fomentando o sentido missionário e sinodal da Igreja”.

Mensagem de D. Pedro Fernandes

Em nota enviada aquela agência, a CEP agradece a D. Antonino Dias o “serviço pastoral que prestou como bispo” ao longo de 25 anos, tanto como auxiliar da Arquidiocese de Braga e na Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Já na sua mensagem, D. Antonino Dias expressa a gratidão em nome de toda a comunidade diocesana, referindo que todos os serviços “saúdam e aplaudem com fraterna amizade o seu novo Bispo, Dom Pedro Fernandes”

D. Antonino Dias, foi o 30.º bispo desta diocese, tinha sido nomeado por Bento XVI a 8 de setembro de 2008.

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco tem 161 paróquias, distribuídas por cinco regiões (arciprestado de Abrantes 33 paróquias, de Castelo Branco 44, Ponte de Sor 27, Portalegre 22 e Sertã 35), contando com o trabalho pastoral de padres diocesanos e religiosos, religiosas, diáconos permanentes, três institutos seculares, associações, movimentos de leigos e 39 misericórdias.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB